O que é seguro viagem?

O seguro viagem é a ajuda de que você precisa quando houver qualquer contratempo em suas viagens. E quais são as principais dores de cabeça enfrentadas durante uma viagem? Algumas delas são: acidentes pessoais, doenças, emergências hospitalares e extravio de bagagens.

E não pense que o seguro viagem é imprescindível apenas nos países que o exigem. Ele é fundamental para qualquer destino, evita perda de tempo e de dinheiro e, assim, que você perca dias de momentos tão aguardados.

Se você deseja ter amparo quando passar por situações desagradáveis durante sua viagem de férias, então não pense duas vezes e contrate um seguro viagem.

Para que serve?

Quando você está na rotina do dia a dia, na sua cidade, seu emprego e em sua casa, tudo é mais conhecido por você e pela sua família. É a famosa “zona de conforto”.

Qualquer problema que aconteça, como um acidente de trabalho ou no lar, que comprometa a sua saúde, é facilmente resolvido, pois tudo está ao seu alcance. Você conhece os lugares para onde ir e as pessoas as quais podem te ajudar.

Por outro lado, quando você sai de férias para o merecido descanso, também está sujeito a acidentes. E é nesse momento que você deve estar preparado, pois, durante uma viagem, o desconhecido é comum.

O novo é bom, tira o cansaço dos meses trabalhados e do agito dos compromissos. No entanto, não se pode esquecer que as pessoas e os lugares também não são conhecidos por você e, em certos casos, até mesmo o idioma.

Assim, estar preparado com um bom seguro viagem é a garantia de praticidade e tranquilidade na hora que algum problema acontece.

E atenção: um erro grave e comum de acontecer é o viajante deixar de contratar um seguro para o caso de viagens nacionais, pois a maioria das pessoas acredita que seu próprio plano de saúde cobre os atendimentos e urgências médicas ocorridas em todas as localidades do país.

Ledo engano! Boa parte dos planos de saúde não cobre procedimentos médicos fora dos limites do município ou do estado. Por isso, fique atento a isso.

O planejamento de uma viagem é sempre importante e demanda tempo para ser estabelecido. São muitos detalhes que, quando colocados no papel e postos em prática, facilitam a vida durante o lazer e evitam que se perca tempo com burocracias e outros inconvenientes que podem ser evitados durante a “pré-férias”.

Dessa maneira, fazer o seguro viagem é uma atitude muito importante para que você e sua família fiquem tranquilos durante o passeio e aproveitem cada minuto naquilo que realmente deve ser aproveitado: a diversão e o descanso.

Por que devo fazer um?

Essa é uma dúvida frequente, mas é o divisor de águas para a sua saúde mental e financeira durante e, especialmente, após a sua viagem.

Qualquer simples procedimento médico, quando feito no exterior, pode custar milhares de dólares ou de euros.

Além da saúde, o seguro viagem garante que você receba indenização por extravio de bagagem, um problema que não é difícil de ocorrer, traz prejuízos financeiros e, ainda, muito estresse.

Caso você perca documentos, o seguro irá auxiliá-lo na obtenção de segundas vias, evitando que você perca tempo com burocracias.

Seu voo atrasou ou foi cancelado? A contratação de um seguro viagem pode ajudar você a sair dessa situação inconveniente.

É comum ler relatos de viajantes que gastaram milhares de dólares em procedimentos hospitalares e voltaram ao país de origem com dívidas enormes, justamente por não terem contratado um seguro.

Se você estiver planejando uma viagem e pretende economizar ao deixar de contratar um seguro, esqueça essa ideia. Um seguro viagem livrará você de problemas com burocracias e gastos excessivos ao passar por situações adversas durante o passeio, as quais sempre podem acontecer. Por isso, coloque o seguro viagem na sua bagagem.

Quais são as principais coberturas

A empresa de seguro viagem deve oferecer, em caráter obrigatório, cobertura para ao menos uma das situações de maior ocorrência.

Abaixo segue uma lista das principais situações em que você pode ser amparado durante sua saída para o exterior ou em uma viagem doméstica.

Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional

Essa cobertura garante ao segurado indenização das despesas médicas, hospitalares e odontológicas ocorridas após acidente pessoal no país.

Também está englobada nesse item a indenização por enfermidade aguda ocorrida durante o passeio em território nacional.

É fato que a aprovação de qualquer ressarcimento apenas acontece uma vez constatado que o problema ocorreu no momento da estada do segurado fora de sua cidade residência.

Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem ao exterior

Esse tipo de cobertura garante ao segurado indenização das despesas médicas, hospitalares e odontológicas ocorridas após acidente pessoal acontecido no exterior.

Há, também, a indenização por enfermidade aguda ocorrida durante a estada em território internacional.

Tal como se procede no caso de viagens domésticas, é fato que a aprovação de qualquer ressarcimento apenas acontece uma vez constatado que o problema ocorreu no momento da estada do segurado fora do país de origem.

Regresso Sanitário

Caso o segurado não tenha condições de retornar ao seu destino como um passageiro regular, principalmente por motivo de doença infectocontagiosa adquirida durante a viagem, essa cobertura cuida do reembolso das despesas tidas com o transporte de regresso do segurado ao local de origem.

Traslado Médico

Se, nos dias em que estiver fora, o segurado precisar de transporte médico em ambulância ou semelhante, do local de ocorrência do agravo até um centro médico, o seguro deverá ressarci-lo das despesas obtidas com o transporte.

É válido estar atendo ao fato de que o traslado médico não pode ser contratado separadamente.

Quando forem contratadas as coberturas de despesas médicas, hospitalares e odontológicas para viagens domésticas ou ao exterior, o seguro deve obrigatoriamente conter a cobertura de traslado médico.

Bagagem

O segurado é indenizado quando houver extravio, roubo, furto, dano ou destruição da bagagem, se devidamente comprovados.

Cancelamento de viagem ou regresso antecipado

Se o segurado ficar impedido de viajar ou mesmo de continuar viajando, o seguro garante a compensação das despesas não reembolsáveis a partir da aquisição de serviços e pacotes. Também indeniza os gastos tidos com o transporte ao local de domicílio ou de origem da viagem.

Invalidez por acidente

O segurado fica amparado por indenização se sofrer qualquer dano funcional ou estrutural definitivo, total ou parcial, de membros ou órgãos em decorrência de lesão física sofrida após acidente pessoal ocorrido durante a ocasião de sua viagem.

Traslado de corpo

No caso de óbito durante a viagem, o beneficiário tem o direito à indenização das despesas obtidas com a liberação e transporte do corpo do segurado do local da ocorrência do óbito até o domicílio ou local do sepultamento.

Morte em viagem

Durante o período de viagem, se ocorrer o óbito do segurado por causas naturais ou acidentais, haverá o pagamento do capital segurado no contrato aos beneficiários do segurado, de uma única vez ou sob a forma de renda, dependendo de como for estabelecido no ato da contratação ou no momento da negociação.

O traslado médico é contratado junto com a cobertura de despesas médicas, hospitalares e odontológicas.

Em quais países é obrigatório

Há certos países que exigem ao turista a posse de um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros. Esses 27 países seguem o Tratado de Schengen.

Alemanha

Áustria

Bélgica

Dinamarca

Eslováquia

Eslovênia

Espanha

Estônia

Finlândia

França

Grécia

Holanda

Hungria

Itália

Irlanda

Islândia

Letônia

Lituânia

Luxemburgo

Malta

Noruega

Polônia

Portugal

Reino Unido

República Tcheca

Romênia

Suécia

Suíça

Além desses países, alguns outros exigem seguro, como Turquia, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Cuba.

Em caso de maiores dúvidas sobre como proceder em cada país com relação aos tipos mais adequados de seguro a ser contratado em cada um, entre em contato com a embaixada do país a ser visitado.

Importante

É sempre importante ler o contrato para averiguar se está realmente comprando o que foi vendido. Não são todos os planos que cobrem esportes radicais.

Lembre-se e esteja sempre atento: antes de contratar qualquer serviço de seguro viagem, leia o contrato sem pressa. Isso certamente vai demandar tempo, mas é imprescindível.

Além do mais, observe cada valor de cobertura e conclua se estão ou não de acordo com o destino para o qual você vai.

Não tenha pressa e leia com atenção. Assinar um contrato bem elaborado e que atenda suas necessidades e as necessidades do país de destino fará com que você aproveite sua viagem sem preocupações desnecessárias.

Há dezenas de opções personalizadas para cada tipo de perfil de segurado, sendo alguns deles: gestantes, idosos, estudantes de intercâmbio e praticantes de esportes radicais. Existem, também, planos individuais e familiares.

Por fim, fique ciente sobre o procedimento de ressarcimento e quais são os documentos para obter tal benefício.

Gostou do artigo? Ele foi produtivo para lhe auxiliar na decisão de fazer um seguro viagem e de quais tipos de coberturas contratar? Então curta, compartilhe com seus amigos e prepare com atenção todos os detalhes de sua viagem!