O seguro de risco de engenharia possui a finalidade de cobrir diversos tipos de danos que possam ocorrer em obras de engenharia, tais como defeitos em equipamentos relacionados à obra e problemas decorrentes à erros no projeto.
Ou seja, sua principal função é a de cobrir esses prejuízos, minimizando perdas financeiras ao proprietário da obra e às empresas envolvidas na construção.
O que é o seguro de risco de engenharia?
Fonte: http://pixabay.com
O tema de segurança do trabalho sempre foi uma das grandes preocupações das empresas. Pois acidentes decorridos de atividades relacionadas ao trabalho provocam aumento de custos e diminuição de qualidade de vida dos funcionários. Essa preocupação aumenta quando se trata de construções prediais. E, para ajudar as empresas a trabalharem com mais tranquilidade, elas podem contar com a apólice de Responsabilidade Civil Obras.
Os acidentes de trabalho são cobertos, se reclamados, por esta. Ambas são apólices diferentes, mas que comumente são contratadas juntas. Sendo que todas as coberturas destinadas à terceiros, são contratadas no seguro de RC Obras não no RC Engenharia.
Com o aumento do número de inovações tecnológicas que estão ocorrendo nos diversos setores, a área de engenharia destaca-se no desenvolvimento de equipamentos modernos, principalmente envolvendo a internet das coisas (IoT).
Esse tipo de tecnologia permite cada vez mais a criação de máquinas conectadas à internet, facilitando o trabalho das equipes que atuam em construções civis.
Mas o investimento em tecnologia demanda um alto custo para as empresas. E para que estas possam realizar seus investimentos e trabalhar com segurança e tranquilidade, as seguradoras especializadas oferecem mais essa opção de seguro.
Existem diversas opções de seguros para obras de engenharia que cobrem vários danos tais como acidentes de trabalho, defeitos em equipamentos relacionados à obra e problemas decorrentes de erros em projeto.
Foram citados acima apenas alguns exemplos de riscos que envolvem o trabalho nas obras de engenharia. Sabe-se que são muitos os riscos que acompanham o trabalho diário. Todos nós desejamos trabalhar com tranquilidade, tanto o empregado como o empregador. Portanto, vale a pena a empresa procurar uma corretora de seguros nessa área para tirar todas as dúvidas e escolher o melhor plano.
Como ele funciona e quais são os benefícios?
Fonte: http://br.freepik.com
O ramo da construção civil cresce a cada ano de acordo com pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto brasileiro de Geografia e Estatísticas). Consequentemente os investimentos em seguros nessa área aumentam consideravelmente.
Para contratar esse tipo de serviço é necessário procurar uma empresa especializada e que possua referência no mercado. Faça uma análise dos riscos que envolvem sua empresa juntamente com um corretor e escolha o melhor plano para que sua empresa trabalhe tranquilamente amparada pela cobertura do plano escolhido.
Diante de tantos riscos que cercam as atividades diárias de uma empresa do ramo de construção civil, contratar um seguro que cobre todo e qualquer tipo de dano, não seria apenas um custo adicional, e sim, evitar problemas maiores no futuro. São muitos os benefícios oferecidos ao contratar um plano pela seguradora.
Sabe-se que existem vários riscos que sondam as empresas de construções, mas nunca sabe-se ao certo o tamanho do impacto causado por um acidente de trabalho, uma máquina que para de funcionar, um processo que exige indenização e um dano causado à terceiros. Então, contratar um seguro seria poder trabalhar despreocupado, podendo focar em atividades estratégicas para o crescimento da empresa.
Quais são os tipos de seguros existentes?
Existem seguros para todos os tipos de risco, até mesmo aqueles que nunca imaginamos que poderia cobrir. Atualmente existem basicamente cinco tipos de seguros: Obras Civis em Construção – OCC, Instalação e Montagem – IM, Obras Civis em Construção e Instalação e Montagem – OCC/IM, Quebra de Máquinas – QM e Equipamentos Eletrônicos – EE).
O tipo de seguro Obras Civis em Construção é indicado quando mais de 75% da obra é constituída por areia, cimento, brita, concreto e instalações comuns de hidráulica e eletricidade. Dessa forma garante cobertura para eventuais prejuízos que possam ocorrer durante a execução da obra. Os danos causados durante a montagem e instalação dos equipamentos são cobertos desde que não ultrapasse 25% do valor do empreendimento.
Ao identificar que instalação e montagem de equipamentos envolve mais de 75% da obra, pode-se pensar em investir na modalidade de seguro Instalação e Montagem. Escolhendo essa modalidade, possíveis danos causados com obras civis são cobertos se não atingir mais de 25% do valor total da obra. Ou seja, para instalar determinado equipamento talvez seja necessário, areia, concreto etc. E ao ocorrer danos à esses materiais, o seguro pode cobrir, se não ultrapassar 25% do valor acordado para a obra.
Surge-se então a dúvida: mas minha obra necessita das duas modalidades e agora? Fique tranquilo sua empresa poderá contratar o tipo Obras Civis em Construção e Instalação e Montagem. Esse plano oferece uma combinação de coberturas para que sua empresa fique totalmente coberta das duas formas.
Durante o manuseio dos equipamentos é inevitável que venha ocorrer quebras ou algum ou tipo de dano aos equipamentos, seja por falha humana ou fatos inerentes ao processo de execução do trabalho. Portanto vale a pena investir na modalidade de seguro Quebra de Máquinas. Dessa forma os possíveis danos à essas máquinas estarão cobertos visto que equipamento de engenharia possuem custo financeiro relevante.
Atualmente pode-se contar ainda com o tipo de seguro que cobre danos à equipamentos eletrônicos. Conforme citado nesse artigo, o uso de IoT no ramo da engenharia tem se tornado cada vez maior, bem como equipamentos eletrônicos em geral. Caso necessite desse tipo de seguro sua empresa terá a cobertura tanto da parte de software como de hardware.
Fonte: http://br.freepik.com
Quais são as principais coberturas?
Fonte: http://br.freepik.com
Já vimos nesse artigo os tipos de seguros oferecidos pelas empresas do ramo, agora serão explicitadas as principais coberturas oferecidas nas apólices. Podemos dividir as coberturas em três formas principais: básicas, adicionais e especiais.
Coberturas básicas
Riscos inerentes à Construção, Incêndio, Erro de Execução e Sabotagens: pode ser usada para cobrir danos físicos provenientes de acidentes com materiais utilizados nas obras, máquinas, equipamentos, ou qualquer outro tipo de estrutura que venha a ser utilizada.
Roubo e Furto Qualificado: é utilizada em caso de roubo ou furto de bens materiais alocados durante a execução da obra e que estejam no local informado nas condições do contrato.
Riscos da Natureza: danos provocados por vendaval, queda de granizo, queda de raio, alagamento, entre outros fenômenos da natureza que não são possíveis prever.
Impacto de Veículos e Queda de Aeronaves: esse tipo de cobertura é utilizada quando ocorre impacto de veículos terrestres ou queda de aeronaves no local da obra que esteja segurada.
Coberturas adicionais
Danos Decorrentes de Erro de Projeto: garante cobertura aos prejuízos causados por erro humano durante a elaboração ou execução do projeto, visando os custos de reposição, reparo, retificação, transportes e tributos.
Equipamentos e Ferramentas de Pequeno e Médio Porte: visa cobrir os danos materiais causados em equipamentos como furadeiras, marretas, serrotes, entre outros, que sejam do segurado ou até mesmo alugados e que estejam sendo utilizados na obra.
Equipamentos Móveis e Estacionários: cobre os danos materiais à equipamentos e máquinas móveis ou imóveis dentro do local da obra.
Manutenção Ampla: cobre danos materiais acidentais aos bens segurados ocorridos no período de 180 dias durante o período de manutenção.
Propriedades Preexistentes no Canteiro de Obras: garante cobertura aos danos materiais causados aos bens de propriedade do segurado ou de terceiros existentes no canteiro de obras antes do início de vigência do seguro.
Transporte de Materiais a Serem Incorporados à Obra: garante cobertura aos danos físicos acidentais causados aos materiais a serem incorporados à obra, exclusivamente durante o seu transporte realizado pelo próprio segurado ou pessoa autorizada.
Lucros Cessantes Decorrentes de Responsabilidade Civil: cobre a impossibilidade de trabalho e as perdas financeiras que terceiros venham a sofrer em decorrência de danos corporais ou materiais causados por trabalhos relativos à obra e ocorridos durante a vigência da apólice.
Tumultos, Greves e Lockout: cobre os danos físicos causados à obra em decorrência de tumultos, greves ou paralisações em que estejam envolvidos os funcionários que executem ou participem de alguma forma da obra.
Despesas Extraordinárias: garante as despesas relativas à mão de obra contratada para realização de serviços extras que visem o conserto ou substituição de bem sinistrado.
Despesas com Desentulho: cobre as despesas com remoção, carregamento, transporte e descarregamento de entulho em local apropriado.
Despesas com Salvamento e Contenção de Sinistros: garante o reembolso de despesas feitas com o objetivo de prevenir emergencialmente a ocorrência de sinistros ou tomar providências após o sinistro, quando contempladas na cobertura Básica.
Obras Concluídas: cobre danos físicos acidentais causados a uma parte da obra, a partir do momento em que for finalizada e colocada em uso.
Obras Temporárias: garante os danos físicos acidentais causados a barracões, andaimes e containers existentes no local do risco previstos na cobertura de Obras civis em Construção.
Incêndio Após a Entrega da Obra: visa cobrir os danos causados ao prédio e ao conteúdo dele por incêndio durante o prazo de 30 dias após a entrega da obra.
O que é um seguro all risks?
Dependendo do tipo de seguro ele pode ser all risks ou não. Essa modalidade cobre todo e qualquer tipo de evento que cause prejuízo à obra, salvo as exceções que venham expressamente em cláusulas contratuais. Logo, tudo que não estiver presente na lista de exclusão, a seguradora garante a cobertura de eventuais danos.
As categorias de seguro Obras Civis em Construção e Instalação e Montagem são exemplos de seguro all risks, pois oferece cobertura para todos os infortúnios que venham a ocorrer durante as execuções de obras.
É importante ressaltar que algumas exceções podem ser inseridas para não cobertura de determinados eventos danosos, mesmo sendo do tipo all risks. Mas eles sempre serão previamente listados como excluídos da cobertura em contratos específicos.
As demais modalidades de seguros não são tidas como all risks, pois as coberturas são expressamente informadas nas apólices de seguros. Por isso é de suma importância procurar um corretor de seguros para esclarecimentos de dúvidas e realizar a contratação dos serviços para proteção das obras a serem realizadas.
Fonte: http://br.freepik.com
Como você acompanhou em nosso artigo, os riscos relacionados às obras de engenharia sempre existirão, por isso é importante que você adquira uma proteção para sua empresa. Trabalhe com tranquilidade, mitigue os possíveis prejuízos contratando uma apólice de seguro.
Comentários