Dinheiro e Aposentadoria, Um Blog Pessoal e Intransferível
A vida é uma viagem única, sem passagem de volta, cheia de incertezas e desafios, mas algumas coisas são previsíveis, mesmo que não tenhamos consciência disso.
Gosto muito de uma expressão americana “Save Your Money”, expressa bem o sentimento que deveríamos ter em nossa relação com o dinheiro, o conceito é relativamente simples: salve seu dinheiro hoje que ele te salva no futuro…
Só que “salvar o dinheiro” não é nada simples, é um hábito que não se adquire do dia para a noite, requer disciplina e até algumas renuncias.
Não tem jeito, assim como a saúde, uma vida financeira desregrada, cheia de excessos e desperdícios leva a um futuro difícil e restritivo como é o dia a dia da grande maioria dos aposentados no Brasil, nada mais previsível que isso.
O problema não é gastar, o problema é gastar tudo, como se não existisse o amanhã, de forma inconsequente, pagando caro, não negociando desconto ou buscando boas alternativas com custo mais baixo.
O bom uso do dinheiro faz parte da vida, o negócio aqui não é perder a qualidade de vida, o objetivo é melhorá-la.
O problema não é poupar, muitos já o fazem, o problema é investir mal em ativos como poupança, capitalização, e fundos sem o devido acompanhamento, ou deixando a administração dos recursos para o gerente do banco que, na maioria das vezes, atende os interesses de seu empregador, o próprio banco.
Quais os Objetivos Deste Blog
- Compartilhar um pouco da minha experiência em acompanhar a vida financeira das pessoas, nas centenas de entrevistas que fiz ao longo desses quase 15 anos como consultor financeiro;
- Ser uma alternativa as principais publicações sobre finanças do mercado, geralmente vinculados a grandes bancos e corretoras, e, consequentemente, sem a independência necessária. Estou cansado de ver a generalização e simplificação das coisas: os “economistas de plantão”, dos nossos grandes meios de comunicação, insistem em conselhos incompletos, imprecisos e muitas vezes equivocados sobre as ferramentas de investimentos do mercado;
- Ajudar um maior número de pessoas em seus objetivos financeiros (ter algum já é um grande começo…), com a colaboração de colegas consultores, clientes e amigos que me acompanham nesta jornada;
- Falar de alguns dos prazeres da vida como viagens, vinhos, gastronomia, cinema, etc., trazendo alternativas econômicas de como bem gastar o dinheiro;
- Publicar somente um post a cada 7 ou 10 dias. Nestas horas o menos é mais, nada pior que ser bombardeado com informações que não damos conta de ler.
Um Blog Sobre Pessoas, Não Sobre Dinheiro
Acima de tudo, Dinheiro e Aposentadoria terá foco nas relações das pessoas com o dinheiro, e, de que forma podemos melhorar essa relação, aprendendo com exemplos práticos de sucessos e fracassos financeiros que afetam nossa vida como um todo.
Já dizia o velho ditado: “dinheiro não traz felicidade”, mas a falta dele, o endividamento, a privação e o stress que isso causa pode trazer infelicidade. Por outro lado, ter dinheiro e, só pensar nele, sem aproveitar a vida, muitas vezes se privando do convívio familiar, social e da própria saúde, também pode trazer infelicidade: “é tão pobre que só tem dinheiro”.
Isso e muito mais, com a ajuda de convidados veremos nos próximos posts.
Agradeço os comentários, sugestões de assuntos e avaliações que vão nos ajudar a construir um blog melhor.
Adorei!
Sucesso!
Vou aguardar os próximos posts
Um abraço
Obrigado Luciana, fico feliz que você gostou!
O primeiro de uma série que com certeza vai valer a pena acompanhar….
Sucesso!!!
Ótimo começo, Bernardo! Aguardo as próximas edições. Abraços!
Sucesso Bernardo. Como profissional dedicado e competente que tu és só tens a acrescentar informações úteis para aqueles que desejam manter sua saúde financeira em dia.
Bernardo, sempre é estimulante ver sonhos se concretizando. Parabéns!