O RC Administradores oferece proteção a riscos decorrentes de reclamações de terceiros contra algum tipo de decisão errada dos administradores.

O que é o RC Administradores ou D&O?

Com RC Administradores, os executivos podem ficar mais tranquilos e focar em resultados. Fonte: http://br.freepik.com.

O mundo atual exige cada vez mais rapidez nas tomadas de decisões. Decisões que, algumas vezes, não se tem como medir as consequências, pois são tomadas em longo prazo. Estas são as chamadas decisões estratégicas. Mas, há ainda as decisões táticas e operacionais.

As decisões estratégicas são tomadas com foco no futuro e planejadas em longo prazo. No âmbito empresarial, os executivos precisam tomar decisões de acordo com uma análise do ambiente em sua volta, para obter bons resultados.

É necessário analisar os problemas e oportunidades, os impactos de suas ações, e entender e tomar a melhor decisão. As decisões no nível tático envolvem os gerentes, que estão em um nível mais próximo do operacional. A partir do planejamento estratégico, o nível tático cria as ações e metas determinadas, para que o nível operacional execute.

O nível operacional é a base da pirâmide, é a máquina que move a empresa. Esse nível executa as metas traçadas para se atingir os objetivos da organização. Todos os outros níveis atuam em conjunto para que ações sejam executadas no nível operacional. Agora que já se sabe como são as decisões tomadas nas empresas, é hora de pensar como garantir que todo esse planejamento seja executado sem que falhas ocorram. É difícil imaginar isso, já que os seres humanos estão sujeitos a cometer erros. Então, como se proteger de algo que não se pode prever?

O RC Administradores ou D&O foi criado para garantir a cobertura de danos causados a terceiros por conta de uma decisão errada, que pode acabar por causar danos a terceiros.

Responsabilidade Civil Administradores e Gestores, ou simplesmente RC Administradores, surgiu na década de 30, nos Estados Unidos da América, em meio a uma grave crise econômica. O país sofria com a queda da bolsa, que iniciou em 1929. O termo em inglês para esse seguro é Directors and Officers Liability Insurance (D&O).

No Brasil, demorou um pouco mais para ser regulamentado. Começou a ser introduzido no país a partir da década de 1990, com a chegada de investidores estrangeiros. A expansão da internet facilitou o desenvolvimento do mercado de capitais e vários outros.

Esse tipo de seguro garante o reembolso aos executivos de quantias gastas com responsabilização de danos causados a terceiros. O seguro permite que os administradores possam trabalhar com mais tranquilidade. Ninguém deseja errar, mas uma hora o executivo pode sofrer algum processo que necessite pagar indenização.

Veja as vantagens que esse tipo de seguro pode trazer para o executivo, bem como para a organização como um todo.

Quais são as vantagens deste seguro?

Com RC Administradores, os gestores contam com apoio de uma equipe especializada para sua defesa. Fonte: http://br.freepik.com.

Muitos são os benefícios para quem contrata esse tipo de seguro. Veja abaixo as principais vantagens para quem adquire essa proteção.

Proteção do patrimônio

Visa proteger o patrimônio pessoal dos administradores, diretores e gestores das empresas, bem como o patrimônio dos seus familiares.

Responsabilidade legal

O seguro também garante a cobertura para resposta a uma responsabilidade legal, ou seja, quando se tem o dever legal de cuidado perante a sociedade.

Proteção dos órgãos de gestão

Garante a proteção de todos os órgãos de gestão da organização empresarial, sem que esta necessite identificar cada área ou divisão. A cobertura se dá para a organização como um todo.

Proteção da imagem

Visa proteger a imagem dos administradores, bem como da empresa representada por eles, que poderá ter a imagem manchada perante o mercado.

Apoio aos gestores

As seguradoras disponibilizam uma equipe especializada para apoio e defesa dos contratantes em caso de eventuais danos.

Quais são as principais coberturas?

O seguro RC Administradores cobre custos de defesa decorrentes de reclamações por contaminação ou responsabilidade ambiental. Fonte: http://pixabay.com.

Em muitos casos, as empresas são condenadas a pagarem altas indenizações por danos a terceiros. Contratar um seguro RC Administradores é sinônimo de trabalhar com tranquilidade. Isso não quer dizer que os gestores devam tomar decisões impensadas, que poderão causar danos a terceiros. É sempre imprescindível tomar os cuidados necessários. Mas, se imprevistos ocorrerem, os administradores estarão amparados.

Veja abaixo as principais coberturas oferecidas pelo seguro RC Administradores:

Responsabilidade civil por erros e/ou omissões ocorridos na gestão da sociedade;

Responsabilidade civil por atos e/ou omissões praticadas em sociedades participadas ou sucursais;

Responsabilidade por práticas laborais incorretas;

Reclamações contra o cônjuge, pessoa que com ele viva em união de facto e herdeiros;

Custos de defesa decorrentes de reclamações por contaminação ou responsabilidade ambiental;

Custos de defesa decorrentes de reclamações por responsabilidade tributária subsidiária;

Custos de representação legal por investigação;

Reembolso à sociedade;

Custos de reposição de imagem;

Fianças e custos de cauções;

Indisponibilidade de bens e penhora online;

Pagamento dos custos de defesa;

Multas e penalidades civis (custos de defesa e depósitos recursais);

Danos morais e corporais.

É importante ressaltar que não são todas as formas de riscos que são cobertas pelo D&O. Há casos que são excluídos da lista acima, como os prejuízos decorrentes de enriquecimento ilícito ao usar informações privilegiadas dolosamente ou por omissão.

O seguro também não abrange processos que se instauraram antes da contratação da apólice. Além disso, o não cumprimento de normas e estatutos da organização também é um fator de exclusão da cobertura.

É importante lembrar, ainda, que não há cobertura do seguro em casos de desrespeito às obrigações relacionadas a planos de pensão, programas de participação nos lucros da empresa, planos de previdência privada também são fatores excludentes de cobertura. O não cumprimento de leis trabalhistas também é excluído da garantia do seguro.

Quem são os profissionais protegidos por esse seguro?

Gestores podem garantir tranquilidade e mais resultados para a empresa quando contam com a segurança de um seguro como o RC Administradores. Fonte: http://pixabay.com.

O seguro está disponível para todos que estão envolvidos diretamente com a administração da empresa. Entre eles:

Diretores estatutários e não estatutários;

Membros do Conselho de Administração;

Membros do Conselho Fiscal;

Procuradores com poderes de gestão;

Advogados-empregados;

Risk Managers.

O seguro pode ser contratado por qualquer tipo de empresa, mas durante o processo de contratação é feita uma análise de aceitação de riscos. Fonte: http://pixabay.com

Quais tipos que podem ter o seguro?

Qualquer empresa pode contar com o RC Administradores, desde que passe pela análise de aceitação de riscos. Fonte: http://pixabay.com.

O seguro D&O pode ser contratado por qualquer tipo de empresa. Durante o processo de contratação, a seguradora realiza uma análise de aceitação de riscos. Os contratos são especificados de acordo com as atividades da empresa, faturamento e responsabilidade ambiental.

Gostou deste artigo? Então, chegou a hora de compartilhar essas informações com seus colegas de trabalho. Aproveite, ainda, para deixar um comentário abaixo. Até a próxima.