51-3022-1237 / 11- 3522-7022 / 51-9955-20050

Existe uma categoria de trabalho em que o profissional atua por conta própria, sem possui qualquer tipo de vínculo ou subordinação a empresas, a outra pessoa física ou à administração pública. A Lei os classifica como autônomos ou profissionais liberais.

O seguro de incapacidade temporária garante que o profissional autônomo fique resguardado no período em que não puder trabalhar.

Os autônomos são aqueles que possuem seu próprio negócio ou uma carreira específica (por exemplo: médicos, advogados, engenheiros, contabilistas). Em geral, possuem um espaço físico para atender seus clientes e atuam de forma independente, por sua própria conta e risco.

A grande diferença do profissional autônomo para o empregado é justamente o vínculo empregatício que se adquire com a assinatura da carteira ou mesmo de um contrato de trabalho. Um advogado empregado, por exemplo, é aquele subordinado a determinado escritório, recebendo por mês uma quantia certa como salário. O autônomo, por sua vez, possui seu próprio escritório e atua de forma livre, como dono do próprio tempo e dinheiro.

A grande maioria desses profissionais não possui garantias econômicas caso sofra qualquer tipo de eventualidade, seja um acidente ou uma doença. A depender da gravidade do fato, é possível que o profissional precise repousar e se ausentar das suas atividades, o que pode gerar uma pausa temporária no recebimento de proventos e, consequentemente, o atraso nas contas mais básicas, além da dificuldade em arcar com o tratamento médico necessário.

O seguro de incapacidade temporária é o meio pelo qual esse profissional autônomo garante uma reserva financeira sempre que ficar temporariamente impossibilitado de exercer suas atividades, em razão de acidente ou doença.

Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o seguro de incapacidade temporária.

O que está garantido nesse seguro?

O seguro de incapacidade temporária ou o DIT (Diária por Incapacidade Temporária) é uma apólice que garante aos trabalhadores autônomos uma segurança orçamentária em casos de doença ou acidente de trabalho.

Entretanto, não é qualquer situação de doença ou de acidente que gera o direito ao recebimento dos proventos oriundos do seguro de incapacidade temporária. Para que o segurado consiga fazer a retirada, é preciso que esteja temporariamente impossibilitado de exercer as atividades profissionais que geravam sua renda.

A cobertura se dá nos casos em que o profissional sofre um tipo qualquer de impossibilidade e acidentes e doenças que estão diretamente relacionados à atividade exercida.

O que não está garantido?

O seguro de incapacidade temporária, como visto, é a garantia financeira utilizada para cobrir o período em que o segurado se encontrar em tratamento médico por motivos de acidente ou doença. Porém, algumas situações não estão garantidas pelo seguro e não geram o direito de saque da apólice. São elas:

  • quando o autônomo se encontrar em estado de convalescença, ou seja, após o período de alta médica.
  • em casos de cirurgias plásticas ou tratamentos clínicos de qualquer finalidade estética: rejuvenescimento, emagrecimento, etc.
  • internações para simples exames de rotina.
  • tratamentos para obesidade, como a cirurgia bariátrica, e relacionados à sexualidade (esterilização, fertilização e mudança de sexo)
  • o seguro de incapacidade temporária não garante a apólice quando o segurado passar por intervenção que não esteja prevista no Código Brasileiro de Ética Médica ou não seja reconhecida pelo Serviço Nacional de Fiscalização de Medicina e Farmácia
  • complicações oriundas de doenças que geram deficiência imunológica, tais como AIDS e Hepatite
  • lesões com datas anteriores à contratação do seguro, ainda que o paciente apresente posteriormente complicações em decorrência destas.
  • anomalias e malformações que se manifestam durante a vida, bem como distúrbio mental ou doenças psiquiátricas.
  • problemas crônicos nas articulações.
  • o seguro de incapacidade temporária também não cobre doenças parasitárias ou aquelas transmitidas por picadas de insetos e animais diversos.
  • quando o indivíduo sofre por contaminação de material nuclear ou qualquer lesão oriunda de operações de guerra.
  • doenças que já existiam antes da contratação do seguro de incapacidade temporáriae que não foram registradas no momento da adesão.
  • lesões ou doenças oriundas de qualquer ato ilícito, doloso ou contrário à lei.
  • o seguro também não cobre qualquer anormalidade consequente de desastres ecológicos ou catástrofes naturais, tais como tempestades, terremoto, furacão, tsunami, etc.
  • não é garantido em caso de lesões ou doenças ocasionadas por práticas que coloquem em risco a saúde sem qualquer justificativa plausível, como a prática de um esporte radical.
  • a mulher grávida não tem direito ao seguro de incapacidade temporária, nem para seu parto nem em caso de aborto, exceto se decorrente de acidente pessoal coberto.
  • contágio por doenças consideradas pelo órgão competente como epidêmicas.
  • automutilação ou tentativa de suicídio, exceto após os dois primeiros anos de vigência do contrato.

Como se define o valor da diária pago pelo seguro?

O valor do seguro de incapacidade temporária vai ser definido com base no que o profissional calcular como perda de renda durante o período em que estiver impossibilitado de exercer suas atividades.

Além disso, deve ser considerado o tempo pelo qual se estender o tratamento médico. Os valores fixados serão calculados dividindo-se mensalmente por 30.

Por que escolher o seguro de incapacidade temporária da Santander?

O seguro de incapacidade temporária da Santander é referência no mercado em razão da sua abrangência nacional e das suas vantagens em relação à demais seguradoras. Além disso, presta um serviço de qualidade, com excelência no atendimento, oferecendo o preço mais acessível, se comparado às outras seguradoras.

A Santander oferece o melhor em seguro de incapacidade temporária e você deve escolhê-lo pelas seguintes razões:

  • A empresa preza pelo atendimento rápido e facilitado. Para isso, são utilizados os meios de comunicação disponíveis online e offline, de forma que o segurado seja atendido e tire suas dúvidas de maneira eficiente e confortável.
  • A experiência é um grande diferencial. Somente uma empresa atuante há anos no mercado pode oferecer seguro de incapacidade temporária exatamente de acordo com as expectativas e necessidades do segurado.
  • Os valores oferecidos pela Santander são diferenciados e abaixo da média nacional, o que garante segurança com economia.

Se você gostou do conteúdo desse artigo e deseja saber mais sobre seguro de incapacidade temporária, entre em contato com nossa equipe ou assine gratuitamente nossa newsletter para receber novidades e atualização de conteúdo.